livros

Federação pede investigação contra governo de Ratinho Jr. por recolher livros

Federação PSOL-REDE pede investigação contra Governo do Paraná após Secretaria de Educação do Estado pedir recolhimento do livro "O Avesso da Pele" de escolas em toda região

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 07/03/2024 às 11:19
Notícia
X

Após a Secretaria da Educação do Estado do Paraná recolher o livro "O Avesso da Pele", do autor Jeferson Tenório, a federação PSOL-Rede solicitou investigação contra o Governo do Paraná pela ação.

O pedido para o Ministério Público Federal (MPF) ocorre depois que a Secretaria de Educação do Paraná determinar o recolhimento do livro vencedor do prêmio Jabuti de 2021 por considerarem algumas cenas "inadequadas para exposição a menores de dezoito anos" nas escolas de ensino médio. 

PSOL-REDE LEVA AO MPF RECOLHIMENTO DE LIVRO

A representação do PSOL-REDE cita diretamente o governador Ratinho Júnior (PSD) e o secretário de Educação do estado, Roni Miranda Vieira. 

Nos últimos dias, o livro "O Avesso da Pele" sofre ataques por parte de conservadores por entrar na lista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O material foi incluído ainda na gestão de Bolsonaro (PL) por ser o ganhador do Prêmio Jabuti em 2021, maior premiação da literatura brasileira. 

Os temas centrais do livro são o racismo e a violência contra pessoas negras. Na história, o protagonista perde o pai, um homem negro professor de literatura, após ele ser morto pela polícia de Porto Alegre. 

A representação dos partidos federados acredita que a ação seja "censura a livros que tratem a temática racial e dos efeitos do racismo na sociedade brasileira". O argumento da Secretaria de Educação é de que o livro contém cenas explícitas de sexo que não são apropriadas para adolescentes. 

O documento apresentado por deputados afirma que governadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro ordenam recolhimento de livros.

Em ofício, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirma que o recolhimento de obras é uma "medida antidemocrática". O governo do Paraná afirma que a medida é necessária, em primeiro momento, para analisar o teor da obra. 

 

Tags

Autor