PORTUGAL

Brasileiro é eleito deputado em Portugal por partido anti-imigração

As eleições ocorreram no domingo (10), com a vitória da Aliança Democrática, uma coligação de partidos de centro-direita

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 11/03/2024 às 9:38 | Atualizado em 11/03/2024 às 9:47
Notícia
X

Marcus Santos, um brasileiro de 45 anos, está entre os recém-eleitos deputados pelo partido de extrema direita Chega, em Portugal.

As eleições ocorreram no domingo (10), com a vitória da Aliança Democrática, uma coligação de partidos de centro-direita.

No entanto, o Chega foi o partido que mais cresceu, aumentando sua representação de 12 para 48 parlamentares.

Um desses parlamentares é Marcus, natural do Rio de Janeiro, que concorreu nas eleições pela região do Porto.

QUEM É O IMIGRANTE BRASILEIRO ELEITO PELO CHEGA

Conforme uma reportagem de 2023 do site português Visão, Santos é um ex-atleta de artes marciais mistas e atualmente é proprietário de uma escola de artes marciais.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Segundo o texto, ele deixou o Brasil aos 18 anos para morar nos Estados Unidos, mas reside em Portugal desde 2009, tendo esposa e filho portugueses.

Na época da reportagem, ele afirmou que via semelhança nos "valores" entre ele e o partido, como a "defesa da família, da pátria e da propriedade privada", e mencionou que muitos brasileiros também militam pelo Chega.

ELEIÇÕES EM PORTUGAL

O Chega obteve cerca de 18% dos votos nas eleições. Caso o partido se alie à Aliança Democrática, poderia formar parte de uma coalizão governamental.

No entanto, até agora, a Aliança Democrática indicou que não pretende fazer uma aliança com o Chega.

Se a centro-direita reconsiderar, entretanto, uma coalizão poderia ser formada facilmente: o líder da extrema direita, André Ventura, afirmou que o resultado da eleição "claramente mostra que os portugueses querem um governo da Aliança Democrática com o Chega".

Tags

Autor