internacional

Primeiro-ministro do Haiti renuncia após invasão de gangues na capital

Violência no Haiti faz primeiro-ministro do país renunciar cargo, político não consegue entrar no país após tomada da capital por gangues

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 12/03/2024 às 8:23
Notícia
X

Após gangues tomarem controle da capital Porto Princípe, a Comunidade do Caribe (Caricom) anunciou nesta terça-feira (12) a renúncia do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry

A renúncia do premiê do Haiti ocorre depois que as gangues passaram a escalar a violência nas ruas do país, em exigência de sua saída do governo. 

HAITI TERÁ CONSELHO DE TRANSIÇÃO DE PODER

O líder temporário do bloco caribenho, presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou a renúncia e apontou a criação de um "conselho de transição presidencial e a nomeação de um primeiro-ministro interino".

O conselho de articulação sobre uma transição de poder no Haiti será formado com sete integrantes com direito a voto e dois membros observadores, que serão representantes da sociedade civil e da classe religiosa do país. 

As vagas votantes serão ocupadas pelos principais movimentos políticos e representações empresariais do Haiti

O primeiro-ministro afirmou que sua renúncia só será implementada efetivamente após a execução do conselho e uma definição sobre os próximos passos do país.

A situação ocorre em meio a um aumento da violência do país. Henry está em Porto Rico após ser impedido de retornar ao país pelas gangues armadas. A população reclama da falta de efetividade das leis no combate ao avanço dos criminosos. 

Tags

Autor