Sabia que é possível conseguir um emprego no Quebec, Canadá, mesmo estando no Brasil? Com a escassez de mão de obra qualificada, o Governo do país organiza iniciativas de recrutamento para oportunizar que trabalhadores com ensino superior, técnico e tecnólogo possam se candidatar.
Nesta segunda (18), às 19h, o Centro Universitário UniFAFIRE sedia a palestra "More e trabalhe no Quebec", que será ministrada por Frederico Chagas, assistente em Promoção e Prospecção, e Ximena Carrasco, adida em Promoção e Prospecção, ambos representantes do escritório do Governo do Québec em São Paulo.
Para este ano estão sendo disponibilizadas mais de 200 vagas em setores como alimentício; engenharia; enfermagem e serviço social; manufatura; tecnologia da Informação; e fabricação e usinagem.
A candidatura é realizada por meio de uma plataforma, online e gratuita e não precisa de nenhum intermediário ou empresa de consultoria para auxiliar.
Dessa forma, a pessoa tem a possibilidade de já sair do Brasil para um dos países mais seguros e com maior qualidade de vida do mundo com contrato assinado e emprego garantido.
Os critérios para a candidatura dependem de vaga para vaga, mas o programa é voltado para pessoas formadas e com experiência nas respectivas áreas e com idade a partir dos 18 anos, sem limite de idades.
Em média é ter 1 a 2 anos de experiência na função, francês ou inglês intermediário, diploma de graduação ou curso técnico na área e passaporte válido ou visto de residência permanente no Brasil.
Todas as oportunidades são para morar lá. O programa é chamado de “Journées Québec BRÉSIL” e todos os profissionais que forem contratados recebem cursos de francês pagos pelo Governo do Québec enquanto aguardam os trâmites de visto.
Como participar?
- Os interessados devem seguir o seguinte passo a passo:
- Criar uma conta gratuitamente no site Quebec na cabeça;
- Preencher o perfil e se candidatar às vagas de interesse até 8 de abril;
- O perfil deve ser preenchido em francês – idioma oficial do Québec;
- Os candidatos selecionados receberão as convocações por e-mail na semana de 16 de abril;
- A etapa final incluirá uma entrevista presencial com os recrutadores, em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de maio.
Dados acerca dessa carência da mão-de-obra no Quebec:
A cidade é a maior província do Canadá, com tamanho equiparável com o estado do Amazonas no Brasil, mas que só tem 8,5 milhões de habitantes – população menor do que a da cidade de São Paulo.
Além disso, é a única em que a única língua oficial é o francês, o que dificulta a migração interterritorial das outras províncias para o Québec. Soma-se a isso ainda uma pirâmide demográfica invertida – onde mais pessoas saem do mercado de trabalho do que entram.
Estima-se hoje que, no Québec, 1 em cada 5 pessoas tem mais de 65 anos e que a média de idade da população está em 42,7 anos.
Tudo isso faz com que a cidade tenha uma grande carência de mão-de-obra nos mais variados setores e que procure profissionais qualificados em todo o mundo para continuar a girar sua economia.