Mariscada pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
A campanha, promovida pelo Instituto Negralinda, busca o reconhecimento da iguaria, a fim de impactar no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em 10 cidades pernambucanas
Uma receita que mescla "frutos do mangue", tradição e história é a Mariscada, prato típico das regiões litorâneas do nordeste brasileiro, que em Pernambuco ganhou toques de desenvolvimento social.
É com essa proposta, unindo gastronomia, valorização cultural, sustentabilidade e combate às desigualdades, que o Instituto Negralinda lança, no próximo dia 20 de março, a campanha "Oxe, Pernambuco tem Mariscada sim, senhor!".
O objetivo é transformar o prato em Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A cerimônia de lançamento será direcionada a convidados e acontecerá no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife.
"Essa iniciativa visa aprimorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades que dependem da cadeia produtiva do marisco. Nosso objetivo é abordar as necessidades urgentes da população pesqueira, como acesso à inovação, capacitação, geração de renda, acesso ao mercado direto sem intermediários, além de contribuir para promover a igualdade social e a inclusão de grupos vulneráveis"", destaca o empreendedor social Edy Rocha, Diretor Executivo do Instituto Negralinda e idealizador da proposta.
"Ao oferecer qualificação às marisqueiras e pescadores artesanais, o Instituto Negralinda ajuda a combater essas desigualdades e a resolver os principais problemas relacionados à saúde pública e segurança alimentar", completa.
PARCERIA
A campanha já conta com parceiros como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae, que há três anos, em colaboração com o Instituto Negralinda, implementa o projeto sócio-ambiental de empreendedorismo feminino "Marisqueiras Empreendedoras".
Um trabalho que atualmente beneficia marisqueiras e pescadoras em 10 municípios do litoral pernambucano e contribui para combater as desigualdades sociais, promovendo educação, saúde e bem-estar por meio do empreendedorismo colaborativo, alcançando 850 mulheres.
Durante o lançamento da campanha, serão apresentados detalhes sobre como os interessados podem apoiar a iniciativa.
"Nosso objetivo com a campanha é tornar a Mariscada um prato regional reconhecido, para que por meio da Gastronomia do Mangue seja possível fortalecer a cadeia produtiva, capacitar as marisqueiras e criar mais locais que sirvam a Mariscada, contribuindo também para o turismo gastronômico, no qual Pernambuco já é referência", complementa a Chef Negralinda.
Segundo o Cadastro de Pescadores Artesanais do Litoral de Pernambuco, realizado em 2019 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Semas), cerca de 11.367 pescadores e pescadoras artesanais atuam no estado.
No entanto, o segmento ainda enfrenta dificuldades relacionadas à qualificação das organizações, aspectos sanitários (infraestrutura para beneficiamento e comercialização), problemas ambientais (pesca predatória) e gestão e planejamento das colônias.
MARISCADA
A Mariscada, um ensopado de mariscos e outros frutos do mangue como sururu, camarão e tainha, é tipicamente preparada com leite de coco fresco e temperos opcionais. As receitas variam em diferentes regiões do Brasil e carregam as tradições afro-indígenas.
Em Pernambuco, uma das receitas mais populares é a da Chef Negralinda, servida em seu bistrô na Ilha de Deus, zona sul do Recife, que há mais de 10 anos encanta os paladares dos pernambucanos e dos turistas de todo o país. Este prato também conta um pouco da história gastronômica e cultural de Pernambuco.