Uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o respaldo do Ministério do Turismo, revela que o Turismo de Natureza e o Ecoturismo respondem por 60% do faturamento do setor.
Segundo o levantamento, denominado Ecoar, o Ecoturismo já é oferecido por 65,9% das empresas da indústria de viagens.
O estudo, conduzido pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, ouviu cerca de 3,2 mil empresários do segmento, contando com a colaboração da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e da Embratur.
De acordo com a pesquisa, o estado que mais se destaca no ecoturismo é o Mato Grosso, com 85,9% das empresas entrevistadas atuando com esse produto.
O Mato Grosso do Sul segue em segundo lugar, com 83% das empresas envolvidas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 54,9%.
Esses estados oferecem paisagens exuberantes, como a Chapada dos Guimarães, o Pantanal e a cidade de Nobres, que contribuem significativamente para o desenvolvimento do ecoturismo.
As atividades mais comuns nesse segmento incluem caminhadas, trilhas, observação de vida silvestre, cicloturismo e montanhismo.
Para o ministro Celso Sabino, a pesquisa só pontua ainda mais a diversidade de atrativos turísticos que o Brasil tem a oferecer.
“Em consonância com a alta deste segmento do turismo doméstico, o Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). Estamos pautados nos pilares da sustentabilidade, da inovação e da sinergia para desenvolver cada vez mais o turismo e é sob essa perspectiva que o Ministério do Turismo tem trabalhado”, concluiu o ministro.
Além disso, uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada em janeiro deste ano aponta o Turismo de Natureza/Ecoturismo como o segundo tipo mais procurado, com 27% da preferência dos entrevistados, ficando atrás apenas do Turismo de Sol e Praia, que é favorito para 59% dos entrevistados.
OUTRAS AÇÕES
As ações voltadas ao setor de ecoturismo estão alinhadas com a metodologia de DTI (Destinos Turísticos Inteligentes), do Ministério do Turismo. Um dos produtos é a realização de um diagnóstico para verificar o status de maturidade dos municípios, onde são avaliadas sete dimensões: tecnologia, governança, experiência do Turismo e sustentabilidade ambiental, social, econômica e de acessibilidade.