EXPOSIÇÃO DE DADOS

87 mil chaves Pix sofreram vazamento de dados, diz Banco Central

Mais de 87 mil chaves Pix tiveram dados expostos, declara BC

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 23/03/2024 às 10:47
Notícia
X

Na sexta-feira (22), o Banco Central divulgou que 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) tiveram seus dados vazados.

Com a inclusão desse caso, desde a criação do Pix, em novembro de 2020, este é o sétimo vazamento de dados no sistema de pagamentos instantâneos. 

O Banco Central apontou que o vazamento dos dados Pix ocorreram entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024. 

Os dados coletados pelos invasores foram:

  • Nome do usuário;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara;
  • Instituição de relacionamento;
  • Agência;
  • Número da conta.

Segundo o BC,  vazamento foi causado por falhas nos sistemas da Sumup. A exposição foi apenas para dados cadastrais, sem afetar diretamente questões de movimentação financeira. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram afetados. 

Como existe baixo impacto no vazamento, o BC não seria obrigado a divulgar a informação, mas preferiu revelar alegando “compromisso com a transparência”.

Pessoas expostas pelo vazamento de informações serão alertadas via aplicativo da instituição ou do internet banking da Sumup. Avisos em chamadas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mail não são reais.

A exposição nos dados não representam que as informações foram vazadas, mas que existe a possibilidade de outros indivíduos terem visto. O caso está sob investigação e sanções para instituição poderão ser feitas, dependendo da gravidade do caso. 

Tags

Autor