FILMES

Pernambuco recebe a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Com programação gratuita o evento acontece de 25 de março a 24 de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 23/03/2024 às 7:06 | Atualizado em 23/03/2024 às 7:08
Notícia
X

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Pernambuco convidando o público a debater o país além da tela. Com programação gratuita o evento acontece de 25 de março a 24 de abril, com pontos de exibição apresentarão os 18 filmes que fazem parte da Mostra.

No estado, os endereços estão em nove municípios: Casa Cores (Petrolina), ETE Nelson Barbalho/Cia Bacurau Cultural e Cine Cuca Livre (Caruaru), Cine.kombi (Olinda), Cineclube Viramundo (São Vicente Férrer), Dadá Quilombola Cineclube (Tejucupapo), Museu do Cangaço (Serra Talhada), Cineclube Tela da Mata, no Campus da UPE (Nazaré da Mata), Mosaico Cineclube e Semeando Arte (Vitória de Santo Antão) e Teatro Joana Batista (Recife).

A programação também estará disponível online na plataforma InnSaei.tv. Com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes", a 13ª Mostra é realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os pontos exibidores foram selecionados através de edital do MinC.

Com representantes das cinco regiões do país, os filmes exibidos abordam os direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+ além de realizar debates e rodas de conversa.

OFICINAS

Como parte da programação, também serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, definidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania como “espaços para se pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos”.

As oficinas serão voltadas à formação de multiplicadores, tendo como público-alvo professores da educação básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuem em outros espaços formais ou não formais de educação. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense.

 

Tags

Autor