Após o comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil sobre preocupações com relação às eleições na Venezuela, o governo venezuelano criticou a nota.
A nota divulgada pleo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela aponta que a fala da diplomacia brasileira do governo Lula (PT) é "carregada de profundo desconhecimento e ignorância sobre a realidade política na Venezuela".
VENEZUELA DE MADURO CRITICA POSIÇÃO DO GOVERNO LULA
O ministério de Nicolás Maduro afirmou que o comunicado do Brasil sobre as eleições "parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos" e que opinar sobre processos políticos e judiciais de um país vão contra "os princípios que regem a diplomacia".
A fala ainda declara que o comunicado busca se envolver nos assuntos internos do país e na democracia da Venezuela, do qual falam ser "uma das mais robustas da região".
O atrito com a Venezuela de Maduro ocorre depois que o Ministério do governo Lula declarou que a restrição de candidaturas de oposição vão contra os acordos assinados em outubro de 2023 que garantiria um processo eleitoral democrático no país.
Lula e a diplomacia brasileira estiveram amplamente envolvidos nas negociações do acordo. Maduro está na liderança da Venezuela desde 2013, quando assumiu após a morte de Hugo Chávez.