ICEI

Indústrias de Pernambuco estão menos confiantes, mostra pesquisa da FIEPE

Já em relação ao resultado nacional, o ICEI do Brasil apontou uma elevação de 0,1 ponto percentual, atingindo 52,8 pontos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/03/2024 às 7:55 | Atualizado em 27/03/2024 às 8:05
Notícia
X

Os empresários das indústrias pernambucanas estão menos confiantes. Foi o que apontou o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em que detalha que, no mês de março, a confiança recuou 5,6 pontos percentuais, passando de 58,1 para 52,5 pontos.

De acordo com o economista da FIEPE, Cézar Andrade, a queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) se deu pelo resultado das empresas de grande porte.

“Elas apresentaram teve um recuo de 10,2 pontos percentuais, atingindo 48,8 pontos. Isso se deve, sobretudo, à desconfiança ao cenário econômico do País”, explicou.

Mesmo com esse resultado, o ICEI permanece no patamar acima dos 50 pontos, indicando que os empresários seguem confiantes desde maio de 2023, quando o indicador chegou a 53,9 pontos. O resultado se encontra 3,5 pontos abaixo do registrado em março de 2023 (56,0 pontos).

Já em relação ao resultado nacional, o ICEI do Brasil apontou uma elevação de 0,1 ponto percentual, atingindo 52,8 pontos.

Com esse aumento, o indicador permanece acima da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que os empresários industriais, entre pequenos, médios e grandes, ainda estão confiantes com o cenário nacional, no geral.

Avaliando os setores isoladamente, percebe-se que a confiança da indústria da transformação apresentou queda de 6,8 pontos de fevereiro (59,9) para março e registrou 53,1 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (mar/23; 54,9), o indicador recuou 1,8 ponto.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O Índice de Confiança do Empresário da Construção Civil apresentou um avanço de 1,6 ponto de fevereiro (53,4) para março, chegando a 55 pontos. Em relação a março de 2023, o indicador mostrou diminuição de 15 pontos.

Sistema FIEPE - mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento.

Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral.

O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Tags

Autor