Política

Funcionários são demitidos da embaixada da Hungria após vazamento de vídeo de Bolsonaro

Imagens mostram ex-presidente hospedado na embaixada durante o Carnaval

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 03/04/2024 às 12:58 | Atualizado em 04/04/2024 às 12:31
Notícia
X

Os funcionários brasileiros que trabalhavam na embaixada da Hungria no Brasil foram demitidos após o vazamento de vídeos das câmeras de segurança que mostram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) hospedado no local durante o Carnaval.

A informação foi confirmada pela Band nesta quarta-feira (3). A demissão ocorreu uma semana depois do jornal The New York Times divulgar as imagens.

A Polícia Federal realizou a Operação Tempus Veritatis no dia 8 de fevereiro com objetivo de apurar uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro na presidência. Ele teve o passaporte apreendido.

A matéria do The New York Times sugeriu que a estadia do ex-presidente na embaixada seria uma forma de não ser preso na operação.

Abrigado na embaixada, Bolsonaro não poderia receber prisão preventiva porque o espaço diplomático húngaro supostamente não responde à legislação brasileira.

O vídeo divulgado mostra Bolsonaro do lado de fora da embaixada. Ele entra a pé no local e é recebido pelo embaixador húngaro no mesmo dia.

Bolsonaro se pronunciou

Na época da divulgação das imagens, Bolsonaro confirmou que esteve na embaixada da Hungria e declarou ao repórter Túlio Amâncio, da Band, que tem o "direito de ir e vir".

Segundo a defesa do ex-presidente, ele teria se hospedado no local para manter contato com as autoridades da Hungria.

Veja a nota emitida pela defesa do ex-presidente:

"O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news".

BOLSONARO VAI SER PRESO por ter ficado em embaixada da Hungria?

Fonte: Band Jornalismo

Tags

Autor