ATAQUES

Israel diz ter interceptado 99% dos mísseis e drones lançados pelo Irã

Apenas "um pequeno número" dos mísseis e drones conseguiu atingir o território de Israel, afirmou o porta-voz das Forças de Defesa do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 14/04/2024 às 7:27 | Atualizado em 14/04/2024 às 8:27
Notícia

As Forças Armadas israelenses anunciaram neste domingo (14) que conseguiram interceptar “99%” dos mais de 300 projéteis lançados pelo Irã contra Israel.

De acordo com o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, apenas “um pequeno número” de mísseis balísticos conseguiu atingir o território israelense.

Ele afirmou que todos os demais mísseis balísticos, assim como os mísseis de cruzeiro e os drones, foram interceptados antes de chegarem ao solo israelense.

Segundo Hagari, o Irã lançou aproximadamente 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos contra Israel.

A maioria desses ataques foi neutralizada pela Força Aérea Israelense em cooperação com parceiros locais.

MÍSSEIS

Os mísseis balísticos que conseguiram atingir Israel caíram na base aérea de Nevatim, localizada no sul do país.

Hagari informou que esses ataques causaram apenas danos estruturais leves e que a base continuou operando normalmente, com as aeronaves realizando pousos e decolagens conforme planejado.

Além disso, Hagari revelou que algumas das armas utilizadas nos ataques foram disparadas a partir do Iraque e do Iêmen.

TUDO SOBRE O ATAQUE DO IRÃ CONTRA ISRAEL

No final da tarde desse sábado (13/04), pelo horário de Brasília, o Irã lançou dezenas de drones em direção ao território de Israel, em uma operação que levou horas até atingir o seu alvo.

Durante o trajeto, uma parte dos drones e mísseis foi neutralizada por aeronaves de Israel, Estados Unidos, Reino Unido e Jordânia.

Por volta das 20h, as primeiras explosões e sirenes de alerta foram ouvidas em Israel. O serviço nacional de emergência médica informou que uma menina de 10 anos ficou gravemente ferida por estilhaços de um dispositivo utilizado para interceptar drones, no deserto de Negev.

Este ataque é visto como uma retaliação do Irã contra Israel, após um incidente ocorrido em 1º de abril, quando a embaixada iraniana em Damasco, na Síria, foi atingida, resultando na morte de sete pessoas, incluindo um comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.

Às 19h, antes mesmo dos artefatos atingirem Israel, a missão do Irã na ONU declarou que o ataque estava encerrado, referindo-se a ele como uma "ação legítima".

*Com informações da CNN

Tags

Autor