endividados

Mutirão de negociação de dívidas com bancos acaba nesta segunda-feira

Saiba quem pode participar e como recorrer ao mutirão para negociar dívidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 14/04/2024 às 13:13

Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira junto a bancos de todo o país será encerrado nesta segunda-feira (15). A iniciativa é promovida todos os anos pelo Banco Central, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país.

Podem ser negociados no mutirão débitos em atraso sem bens dados em garantia, como:

  • dívidas com cartão de crédito;
  • cheque especial;
  • empréstimo pessoal;
  • demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras.

Débitos com bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis), dívidas prescritas e contratos com as parcelas em dia não podem ser renegociados.

Como participar do mutirão

Os consumidores com dívidas ativas podem pedir a renegociação diretamente com os bancos em que possuem o débito. Também é possível participar pelo portal Consumidor.gov.br ou nos Procons que aderiram à iniciativa.

Antes de partir para a negociação, o devedor deve consultar o Registrato, para saber quais são as suas dívidas em atraso. Em seguida, deve acessar as dicas da Febraban para planejar o orçamento doméstico e entender como a renegociação afetará a vida financeira.

Outra recomendação é acessar a plataforma Meu Bolso em Dia. A página fornece orientações e capacitação para que o cidadão continue a aprender a lidar com o dinheiro e melhorar a saúde financeira.

Cidadãos que preenchem os requisitos para negociar dívidas pela Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil devem buscar renegociar suas dívidas por esse programa, já que ele oferece condições mais vantajosas.

As pessoas em situação de superendividamento devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor. A plataforma Meu Bolso em Dia também dá orientações sobre o tema.

Tags

Autor