saúde

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas prevendo alcançar 992 aldeias

Previsão é aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação

Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 15/04/2024 às 6:59
Nísia Trindade inicia Mês de Vacinação de Povos Indígenas - Igor Evangelista/MS

O Ministério da Saúde iniciou o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) com um planejamento que abrange 992 aldeias e mais de 130 mil indígenas. A previsão é aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.

A ação teve início no último sábado (14) e vai até o dia 12 de maio, com o objetivo intensificar a vacinação em territórios indígenas e alcançar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso geográfico.

LEIA TAMBÉM: Governo anuncia construção de primeiro hospital indígena

O MVPI acontece em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) situados nas cinco regiões do país. Mais de 2,5 mil trabalhadores e trabalhadoras da saúde estão envolvidos na atividade.

A pasta afirma que a imunização deste público exige grande esforço pois o público-alvo reside em áreas de difícil acesso terrestre, com acesso fluvial limitado em períodos de estiagem e áreas com acesso estritamente aéreo.

A ministra Nísia Trindade participou da abertura do evento na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, próxima a Oiapoque, no Amapá. Após a agenda, a ministra esteve na cidade de Santana, próximo à capital Macapá, onde visitou uma sala de vacinação contra a dengue.

Foram disponibilizadas, ao longo do dia, 2,7 mil doses de rotina que, a seguir, serão distribuídas aos polos base do Oiapoque. Contra a Covid-19, são 1.140 doses distribuídas. 

As demais vacinas aplicadas são:

Tags

Autor

Webstories