A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou, na última sexta (12), uma ação de prestação de serviços voltados à população em situação de rua.
A inciativa contou com a colaboração do Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Conselho Municipal de Assistência Social.
A ação está alinhada ao cronograma de atividades planejadas pelos diferentes setores envolvidos na rede de atendimento da Política Nacional para População em Situação de Rua. Seu propósito principal é fortalecer a atenção, o cuidado e a garantia de direitos para essas pessoas.
ATENDIMENTO À POPULAÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Durante o evento, uma gama de serviços foi disponibilizada, incluindo atendimento de saúde, cadastramento único, emissão de documentação, assistência jurídica e outros serviços de necessidade básica.
O foco tem sido especialmente direcionado àqueles que não aderem aos serviços oferecidos pelo município, assegurando que nenhum cidadão seja negligenciado.
Dessa forma, a Prefeitura de Caruaru, por meio dessas ações, está empenhada em oferecer suporte e recursos para encorajar a população em situação de rua a buscar uma vida além das ruas, proporcionando oportunidades de acesso a serviços essenciais e programas de assistência.
Entretanto, é crucial ressaltar que essa abordagem é conduzida com respeito e sensibilidade às escolhas individuais de cada pessoa.
"Através dessas estratégias, buscamos não apenas oferecer serviços, mas também promover a inclusão e o respeito à dignidade de todos os cidadãos, independentemente de sua situação social", destacou a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes.