reforma agrária

Programa Terra da Gente: governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Programa do governo federal sistematiza alternativas legais de obtenção de terras para a reforma agrária

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/04/2024 às 7:19
Notícia

O governo federal anunciou a criação do programa Terra da Gente, nova estratégia para a destinação de terras para a reforma agrária no país. O anúncio foi feito na última segunda-feira (15) pelo presidente Lula, que regulamentou o programa por meio de decreto em um evento no Palácio do Planalto.

O Terra da Gente sistematiza alternativas legais de obtenção de terras para a reforma agrária, além das formas tradicionais, como a desapropriação de áreas improdutivas e a regularização de terras públicas.

LEIA TAMBÉM: Deputado do PT critica Lula e cobra avanços na reforma agrária

Entre as novidades, está a adjudicação (transferência de propriedade) de terras oriundas de grandes devedores da União e a possibilidade de negociação com bancos, empresas públicas e governos estaduais para a transferência de imóveis rurais também em troca do abatimento de dívidas ou permutas (encontro de contas).

"É uma forma nova da gente enfrentar um velho problema. Eu pedi ao [ministro] Paulo Teixeira que fizesse um levantamento, com a ajuda dos governadores, das secretarias que cuidam das terras em cada estado, com o pessoal do Incra nos estados, para gente ter noção de todas as terras que podiam ser disponibilizadas para assentamento nesse país", afirmou Lula.

Programa Terra da Gente

De acordo com o presidente, a ideia é agilizar a reforma agrária também por meios não conflituosos.

"Isso não invalida a continuidade da luta pela reforma agrária, mas o que nós queremos fazer, aos olhos do Brasil, o que a gente pode utilizar sem muita briga. Isso sem querer pedir para ninguém deixar de brigar", acrescentou o presidente.

Segundo números do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Brasil, 89 mil imóveis rurais possuem mais de 1.000 hectares e ocupam 60,63% do território rural do país.

Já 2,5 milhões de imóveis, com até dez hectares, ocupam 1,5% do território rural, enquanto 5 milhões de imóveis rurais com até 50 hectares representam uma área de 9% do território rural nacional.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor