trabalho

Sudene lança edital para seleção de projetos liderados por mulheres no mercado de tecnologia

O ambiente de inovação tem despertado o interesse de mulheres empreendedoras, mas ainda há pouca liderança feminina no setor. A Sudene quer mudar essa realidade, por meio do Edital Inova Mulher.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/04/2024 às 11:18
Notícia

A Sudene anunciou o lançamento do edital Inova Mulher, aposta da entidade para combater a disparidade de gênero no mercado de tecnologia e gerar novas oportunidades para mulheres empreendedoras.

A iniciativa está recebendo propostas para a seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento liderados por mulheres em sua diversidade, com inscrições até o dia 22 de abril.

O edital é viabilizado por meio de chamada pública, executada com recursos oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento de interesse do desenvolvimento regional.

O investimento da Sudene é de R$ 4 milhões e os projetos submetidos por empresas, cooperativas e associações de mulheres devem oferecer propostas nas áreas de economia criativa, bioeconomia e educação.

A expectativa é de que sejam desenvolvidos 51 projetos gerenciados e liderados por mulheres ou por pessoas que pertençam a um grupo minoritário de gênero – cada um recebendo cerca de R$ 80 mil.

Quem pode participar

Poderão participar empresas, cooperativas e associações de mulheres. Também será admitida a constituição de novas empresas para fim específico do edital.

O público alvo são mulheres em sua diversidade (cis, trans, travestis, representantes de povos e comunidades tradicionais e originários, pessoas com deficiência – PCDs, negras, de baixa renda, idosas).

“Acreditamos que o apoio ao empreendedorismo feminino na inovação vai surtir efeito. A Sudene entende que é seu papel institucional criar instrumentos que promovam a afirmação das mulheres como protagonistas de ações de desenvolvimento regional”, afirma o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

O edital pode ser acessado no site da Sudene (https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher), onde estão disponibilizados os anexos para preenchimento da ficha de inscrição, plano de trabalho, declarações, entre outros.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação feminina nessa área cresceu 60% entre 2015 e 2020, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. Ainda assim, as mulheres são minoria nos cargos de liderança do setor.

Tags

Autor