LEVANTAMENTO

79% das empresas de tecnologia enfrentam escassez de talentos

Para especialista, desinteresse de alguns jovens pode ser resultado da falta de ênfase no ensino das áreas de tecnologia

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 18/04/2024 às 11:01
Notícia

Nos últimos anos, o mercado de tecnologia experimentou um notável crescimento, acompanhado por um aumento significativo na demanda por soluções inovadoras.

No entanto, de acordo com a Pesquisa de Escassez de Talentos 2024, realizada pelo ManPowerGroup, baseada em entrevistas com mais de 40 mil empregadores em 41 países e territórios, 79% das empresas de tecnologia enfrentam dificuldades na contratação. Esse dado é preocupante, especialmente considerando o setor de TI.

Em 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma ocasião oportuna para refletir sobre o papel da educação na formação dos futuros talentos que irão atuar nesse mercado dinâmico.

Priorizar o desenvolvimento dos estudantes e estimular seu interesse na área é uma estratégia crucial para reduzir esse número e, por conseguinte, aquecer o mercado.

Claudia Alves, gerente de RH da Unentel, uma distribuidora de soluções tecnológicas para empresas, enfatiza que a educação e o estímulo ao desenvolvimento são responsabilidades compartilhadas por toda a sociedade.

“Diante de um mercado de trabalho onde ocorrem rapidamente muitas transformações, e com o avanço de novas tecnologias, a escola se torna o primeiro contato com o desenvolvimento das habilidades técnicas úteis no futuro. Então, se faz necessário inserir neste contexto as ferramentas básicas exigidas no atual cenário profissional”, afirma.

DESINTERESSE DOS JOVENS

Ela argumenta que o desinteresse de alguns jovens pode ser resultado da falta de ênfase no ensino das áreas de tecnologia.

Além de repensar o currículo educacional, uma discussão que, em parte, compete às autoridades, promover programas extracurriculares e competições saudáveis que estimulem e despertem a curiosidade por esses temas é uma maneira eficaz de capacitá-los.

“Incluir a informática básica e intermediária, comunicação social e o raciocínio lógico permitem que o indivíduo tenha acesso, desde cedo, a uma base das habilidades fundamentais para uma grade curricular mais sólida e, em seguida, mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. Cabe a nós, coletivamente, garantir o cumprimento das etapas fundamentais na evolução intelectual e profissional de cada um”, finaliza.

Tags

Autor