O Ministério da Saúde ampliou o alcance da vacinação contra a dengue como medida para evitar perdas de estoque de vacinas próximas do vencimento.
Doses com validade até 30 de abril poderão ser administradas, de preferência, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
A critério das autoridades municipais, a imunização poderá abranger também pessoas de 4 a 59 anos, conforme estipulado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A mudança na estratégia é temporária devido à proximidade da data de validade das vacinas. No entanto, quem se vacinar nesse contexto terá garantida a administração da segunda dose.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro, com a distribuição de doses a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde.
O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
“Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios”, alerta o Ministério da Saúde.