O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima das médias históricas para diversas regiões do Brasil durante o mês de maio.
Regiões Afetadas
- Norte e Sul do Brasil: Grande parte dessas regiões pode esperar chuvas acima da média.
- Sudeste: O leste da região, especialmente São Paulo, também está previsto para receber chuvas acima da média.
- Rio Grande do Norte e Paraíba: Estão inclusas nessa previsão, juntamente com áreas pontuais do centro-sul nordestino.
Destaques e Alertas
- Restrição Hídrica no Oeste do Paraná: Apesar das previsões favoráveis, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras no oeste do Paraná, onde as chuvas podem ser ligeiramente abaixo da média.
- Regiões com Chuvas Próximas ou Abaixo da Média: Isso inclui o extremo-norte e sul da região Norte, norte da região Nordeste, região Centro-Oeste e interior da Região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná.
Fatores Climáticos
O instituto destaca que eventos de chuva ainda são possíveis no norte e leste da região Nordeste, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao aquecimento do Atlântico Tropical.
Impacto na Agricultura
O Inmet avalia o impacto dessas chuvas na safra de grãos, especialmente na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A previsão indica níveis satisfatórios de umidade do solo, o que favorece o plantio. A previsão de chuvas próximas ou acima da média para maio pode beneficiar o potencial produtivo das lavouras.
No entanto, a partir de maio, há uma redução da chuva no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino.
Isso pode levar à redução dos níveis de umidade do solo em algumas áreas específicas, como norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.