tempo

Massa de ar quente e seco atinge boa parte do país até sábado

Outras regiões do país, como Norte e Nordeste, receberão chuvas no período

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 24/04/2024 às 7:23
Notícia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que uma massa de ar quente e seco vai atingir áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil entre esta quarta-feira (24) e o sábado (27).

No Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas podem passar dos 36°C.

O Inmet explica que a elevação das temperaturas ainda não caracteriza uma nova onda de calor, como as que ocorreram em 2023 e no primeiro trimestre deste ano.

Para ser classificada como onda de calor, as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em determinada área de abrangência.

A partir do domingo (28), a previsão é que as temperaturas mais elevadas se concentrem em Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná, mas diminuam no restante do país.

Chuvas em outros pontos do país

O instituto emitiu um segundo alerta, desta vez em relação às chuvas que cairão em partes do Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Noroeste da Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Também devem ser afetadas todas as áreas do Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Maranhão e Ceará.

O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, os cidadãos não devem se abrigar embaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. A recomendação é de que os veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois, com os ventos fortes, há risco de derrubada destas instalações.

Tags

Autor