É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), revela que 23 das 27 unidades da federação brasileira projetam encerrar o ano de 2024 com déficit financeiro.
Isso representa a iminência de fechamento das contas no vermelho para a grande maioria dos estados, totalizando um saldo negativo estimado em R$ 29,3 bilhões.
Entre os poucos estados que esperam ter receita suficiente para cobrir suas despesas, destacam-se São Paulo, Amapá, Espírito Santo e Mato Grosso.
MAIORES DÉFICITS
De outro lado, o Rio de Janeiro lidera a lista dos estados com maior déficit previsto para 2024, alcançando a cifra de R$ 10,4 bilhões, correspondendo a cerca de um terço do déficit total.
Logo em seguida, destacam-se Minas Gerais, com um resultado negativo estimado em R$ 4,2 bilhões, e o Ceará, com um déficit de R$ 3,9 bilhões.
Completando a lista dos cinco estados com os piores prognósticos financeiros estão o Paraná e o Rio Grande do Sul, com déficits projetados de R$ 3,5 bilhões e R$ 3,1 bilhões, respectivamente.
Pernambuco, de acordo com o levantamento, terminará o ano com um déficit de R$ 497 milhões.
A análise da Firjan aponta que, além de gastos desproporcionais, a situação atual das contas estaduais reflete também o legado da pandemia, incluindo mudanças no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia, implementadas em 2022.
Além disso, as despesas com pessoal, especialmente as relacionadas à previdência, exercem um papel significativo nesse cenário desafiador.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), escreve sobre política, economia e outros temas. Desde 2018, faz parte do time do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Twitter e Instagram: @marceloaprigio_
--
Periodista egresado de la Universidade Federal de Pernambuco (2019), escribe sobre politica, economía y otros temas. Desde 2018, forma parte del equipo del Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Twitter e Instagram: @marceloaprigio_
Localidade:RecifeTelefone:(81) 3413.6179Cargo:Coord. de notícias do NE10CursoAcadêmico de Direito pela UFPE, Recife, 2020
Treinamento da Google em SEO, Recife, 2019
Treinamento do Facebook sobre mídias digitais, Recife, 2019
Seminário Marcas Além do Papel, Recife, 2019
Workshop Jornalista de Sucesso - Academia do Jornalista, 2019