Saúde

Pernambuco amplia vacinação contra Influenza para pessoas a partir de 6 meses

Campanha busca reduzir internações no período de aumento das doenças respiratórias

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 01/05/2024 às 17:04 | Atualizado em 01/05/2024 às 17:07
Notícia

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou nesta quarta-feira (1º) que vai ampliar a oferta da vacina contra Influenza para a população não imunizada a partir dos seis meses de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação de Influenza visa ajudar na redução de atendimentos ambulatoriais e internações no período em que há aumento de doenças respiratórias no país.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) vai enviar uma nova remessa de doses da vacina, nesta quinta-feira (2), a 184 municípios.

"Todos os anos, ao fim da Campanha de Influenza, o Ministério da Saúde faz a recomendação de ampliação para toda a população não vacinada. Este ano, ocorreu mais cedo, geralmente a extensão se dá logo após finalizar o mês de maio, mas vale ressaltar que, este ano, o início da vacinação contra a gripe, no Estado, começou mais cedo, com os municípios sendo abastecidos com o imunobiológico no fim da primeira semana de março", diz a superintendente estadual de imunizações, Jeane Torres Tavares.

Quantos já se vacinaram?

De acordo com o levantamento da vacinação de Pernambuco, de março até essa terça (30), 877.814 pessoas já foram vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 27,2% da população de grupos prioritários.

"Os municípios estão abastecidos, então pedimos que as pessoas se dirijam para as salas de vacinação mais próximas das suas residências para se vacinarem e garantir a vacinação de seus filhos, especialmente neste período da sazonalidade dos vírus respiratórios na pediatria", pede a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.

O que é a Influenza?

A gripe, ou Influenza, é uma infecção viral que pode variar em gravidade, desde casos leves até complicações graves.

A vacina contra Influenza é trivalente, oferecendo proteção contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B do vírus.

Tags

Autor