O papa Francisco prometeu rezar pela população do Rio Grande do Sul vítima das enchentes que atingem o estado. A declaração foi dada no último domingo (5), durante a oração Regina Caeli — que substitui o Angelus no período pascal da igreja católica —, proferida na Praça São Pedro, no Vaticano.
"Garanto-lhes a minha oração pela população do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingida por grandes inundações. Que o Senhor acolha os falecidos e conforte os familiares e aqueles que tiveram que sair de casa", disse o pontífice.
Também ontem, o portal de notícias do Vaticano no Brasil compartilhou um depoimento dado pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, sobre as chuvas no estado.
"A situação realmente é caótica. Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d água. Em Canoas nós tivemos essa noite que evacuar mais de cinquenta mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando", disse o religioso.
"Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro. Parece que o Guaíba parou de subir agora. No entanto, ele vai permanecer por vários dias com nível alto. Vários bairros da cidade de Porto Alegre também estão debaixo d’água. O nosso centro administrativo também foi tomado pela água. Enfim, várias igrejas... é realmente uma situação jamais vista não só aqui na nossa região, mas em todo o Estado", completou.