O papa Francisco telefonou para o arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no último sábado (11) e se solidarizou às enchentes que atingem o estado.
Em um áudio encaminhado à assessoria de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo disse ter se emocionado e ficado surpreendido com a ligação do líder da Igreja Católica.
Dom Jaime contou que o papa Francisco se solidarizou com a população do Rio Grande do Sul e disse palavras de conforto ao povo da região.
"Manifesto minha solidariedade em favor de todos que estão sofrendo esta catástrofe. Estou próximo a vocês e rezo por vocês”, afirmou Francisco ao telefone, conforme nota da CNBB.
Pedido de orações
No último dia 5, o Papa havia prometido rezar pela população do Rio Grande do Sul. A declaração foi dada durante a oração Regina Caeli — que substitui o Angelus no período pascal da igreja católica —, proferida na Praça São Pedro, no Vaticano.
"Garanto-lhes a minha oração pela população do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingida por grandes inundações. Que o Senhor acolha os falecidos e conforte os familiares e aqueles que tiveram que sair de casa", disse o pontífice.
No dia 9, o papa Francisco anunciou que o Vaticano enviou uma doação de 100 mil euros (R$ 555 milhões) para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.