O Rio Grande do Sul pode ter fortes chuvas neste domingo (12). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em depoimento à Agência Brasil, no último sábado (11).
Segundo a entidade, são esperados volumes de 30 a 50 mm de chuva até a próxima quarta-feira (15).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden) alertou que há a possibilidade de novos alagamentos em várias regiões do estado, além da permanência das inundações nas áreas já alagadas.
O alerta vale para as mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o Cemaden, o risco aumenta porque se soma aos níveis elevados dos rios em várias cidades e ao deslocamentos das ondas de cheia decorrente dos acumulados de chuva dos últimos dias.
Frente estacionária
As novas chuvas seriam causadas por um bloqueio atmosférico causado por uma frente estacionária, que vai continuar provocando a instabilidade na região.
Segundo Freitas, esses volumes em situações anteriores não provocariam esse descontrole, mas agora, com a quantidade de chuva dos últimos dias, qualquer incidência acima de 10 mm traz preocupação e, quando atinge 30 mm, causa transtornos à população.
“Esse sistema deve permanecer, pelo menos, até quarta-feira, provocando chuva. Na quarta-feira teremos a entrada de uma massa de ar polar, abrindo o tempo em grande parte do estado”, disse em entrevista à Agência Brasil.