morte

Morre a deputada federal Amália Barros, aos 39 anos

Parlamentar do PL estava internada desde o início do mês para tratar um nódulo no pâncreas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 12/05/2024 às 10:27
Notícia

Morreu na madrugada deste domingo (12) a deputada federal Amália Barros, do Partido Liberal, aos 39 anos. A parlamentar estava hospitalizada desde o dia 1º de maio para tratar um nódulo no pâncreas.

A informação foi divulgada nos perfis oficiais de Amália nas redes sociais.

Deputada federal pelo Mato Grosso em primeiro mandato, ela era vice-presidente nacional do PL Mulher e tinha forte ligação com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Na Câmara, ela integrava as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Quem era Amália Barros

Natural de Mogi Mirim, em São Paulo, Amália era graduada em Jornalismo e perdeu o olho esquerdo aos 20 anos por causa de uma toxoplasmose. Após diversas cirurgias, ela precisou remover o olho em 2016 e, desde então, usava uma prótese.

A deputada se tornou uma militante da causa monocular e adotou o gesto de cobrir seu olho esquerdo como sua marca. A prática é uma referência à sinalização internacional para pessoas monoculares.

Em 2021, formou o Instituto Amália Barros, que mais tarde foi renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. A instituição promove campanhas de doação de próteses oculares e oferece assistência a pessoas com visão monocular.

Lei Amália Barros

Em 2021, Amália Barros inspirou a Lei 14.126/2021, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

Tags

Autor