ENCONTROS INTERNACIONAIS

Ministra da Cultura se encontra com o Fundo de População das Nações Unidas

Grupos se reuniram para discutir iniciativas para promover diversidade cultural

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/05/2024 às 7:17
Notícia

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Subsecretária-Geral da ONU e Diretora-Executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Natalia Kanem, realizaram uma reunião nesta sexta-feira (10). 

O objetivo do encontro era discutir possíveis parcerias no âmbito do Programa Brasil-UNFPA de Cooperação Sul-Sul e Trilateral.

DIVERSIDADE CULTURAL FOI FOCO DE ENCONTRO

Durante a reunião, foram abordados potenciais projetos e iniciativas para promover a diversidade cultural como meio de diálogo e paz, sustentabilidade, saúde e igualdade de gênero.

Também foram destacadas as ações do Ministério da Cultura (MinC) relacionadas ao acesso às políticas culturais, afirmativas e de emancipação social, como os editais, a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A Ministra da Cultura ressaltou a importância de valorizar a chegada de novas gerações em posições de poder e incentivou a participação das mulheres nesses espaços.

O encontro ocorreu na sede do Ministério da Cultura (MinC) e contou com a presença de membros do UNFPA.

Representando o Ministério estavam o Assessor Internacional Bruno Melo; a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; o Presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues; e a Assessora Especial da Ministra, Natalete Oliveira.

Natália Kanem informou sobre a nota divulgada pelo Secretário-Geral da ONU sobre a situação no Rio Grande do Sul, expressando solidariedade em relação à tragédia enfrentada pela população gaúcha e reiterando a disposição do UNFPA em contribuir com o estado brasileiro.

O UNFPA, desde sua criação em 1969, tem sido um ator chave nos programas de desenvolvimento populacional relacionados com os temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero.

Desde 1973, atua no Brasil colaborando com o governo e diversas organizações da sociedade civil na formulação e monitoramento de políticas e programas sobre população e desenvolvimento.

Tags

Autor