homenagem

Ailton Krenak recebe homenagem da França por defesa aos povos originários

Ailton Krenak ganhou uma homenagem nesta semana da embaixada francesa

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/05/2024 às 7:38
Notícia

O ativista socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, Ailton Krenak, recebeu nesta segunda-feira (13) a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra da Embaixada da França.

A homenagem é um reconhecimento do governo francês pelo trabalho de Krenak na defesa dos povos originários.

Segundo a Embaixada da França, a condecoração reforça o compromisso do país com a defesa dos povos originários e do meio ambiente, temas prioritários na cooperação entre França e Brasil.

Ao ser homenageado, Ailton Krenak fez referência ao lema da bandeira francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), destacando a importância de reconhecer as diferenças e a diversidade de vidas no planeta.

Ele sugeriu que, em vez de marchas humanas, as pessoas deveriam participar de uma "dança cósmica" que integra ciência, conhecimento e cultura, enfatizando a necessidade de dançar em vez de "sapatear no planeta".

O embaixador Emmanuel Lenain destacou a importância de Krenak também na literatura, afirmando que ele não é apenas um grande representante indígena, mas também um intelectual cujas obras artísticas e literárias são muito admiradas.

QUEM É AILTON KRENAK

Ailton Krenak é um dos fundadores da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e contribuiu para a criação da União das Nações Indígenas (UNI). Ele teve papel fundamental na conquista dos direitos indígenas na Constituinte de 1988.

Krenak expressou sua alegria pelo reconhecimento da República Francesa à sua contribuição através de sua presença, obra, fala, escrita e cidadania, dizendo que seu coração ficou profundamente tocado.

Krenak é filósofo, professor, escritor e poeta, sendo o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras. Seu livro "Ideias para adiar o fim do mundo" foi traduzido para o francês em 2020.

 

Tags

Autor