Governo Lula cogita financiar casas para desabrigados no Rio Grande do Sul
Governo Lula estuda criação de um pacote de ajuda aos desabrigados do Rio Grande do Sul, entre planos está o de subsidiar imóveis
O governo Lula (PT) estuda a possibilidade de comprar imóveis na planta ou em espaços nos quais as construções foram iniciadas, mas não tenham sido afetadas pela situação das chuvas no Rio Grande do Sul.
Sem planos consolidados, a gestão deseja adquirir casas, subsidiá-las e disponibilizá-las para pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações no Rio Grande do Sul.
PLANOS DE AJUDA AO RS
As discussões sobre o plano ainda estão em andamento, mas o objetivo seria vender habitações em moldes semelhantes ao "Minha Casa Minha Vida", do Governo Federal.
Nessa lógica, seriam oferecidas moradias com baixo custo e a juros reduzidos para torná-las mais acessíveis para população que não terá como retornar às suas casas.
Também existem estudos sobre propostas de auxílio aos mais afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Entre os planos discutidos estão:
- A inclusão de desabrigados que perderam a renda temporariamente no Bolsa Família
- Uma ajuda financeira única no valor de R$ 5 mil para aproximadamente 100 mil famílias afetadas
Lula deve discutir esses pacotes de medidas com o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), nesta terça-feira (14), em uma nova reunião.
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
Na última atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foram contabilizados:
- 147 mortos
- 125 desaparecidos
- 806 feridos
- 538.545 desalojados
- 76.884 pessoas em abrigos
- 450 municípios afetados
- 76.483 pessoas resgatadas
- 2.124.203 afetados