megaoperação

Operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre 85 mandados em Pernambuco e na Paraíba

Ação foi coordenada pela Ficco, que reúne policiais federais, civis, militares, penais e rodoviários

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 14/05/2024 às 9:37

Uma operação que envolveu todas as forças de segurança pública de Pernambuco foi realizada na manhã desta terça-feira (14) para reprimir uma organização criminosa acusada de praticar crimes de tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro em pelo menos 14 cidades de Pernambuco e da Paraíba.

Foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão e 31 mandados de prisão nas cidades de Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, todos em Pernambuco, além da cidade de João Pessoa, na Paraíba.

A operação Pertinaz foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado e Pernambuco (Ficco) e envolveu 218 agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.

Divulgação/Ficco
Foto de dinheiro apreendido em operação da Ficco - Divulgação/Ficco
Divulgação/Ficco
Foto de droga apreendida em operação da Ficco - Divulgação/Ficco
Divulgação/Ficco
Foto de droga apreendida em operação da Ficco - Divulgação/Ficco

Fotos divulgadas pela corporação mostram que foram apreendidos diferentes tipos de droga, malotes de dinheiro e armas.

Segundo a força integrada, três grandes fornecedores de entorpecentes estão entre os investigados, além de 15 pessoas que atuavam em funções de "gerentes" dos negócios e outras pessoas ligadas às operações logísticas e financeiras da quadrilha.

A organização comercializava drogas em várias localidades da Região Metropolitana do Recife e seus integrantes são considerados de alta periculosidade pela Ficco. A corporação diz que eles atuavam "com muita violência para garantir a manutenção das atividades".

LEIA TAMBÉM: Polícia Federal prende chinês que tentava embarcar em aeroporto com barra de ouro sem documentação

A Ficco diz que a operação terá consequência direta no estancamento do fornecimento e distribuição de drogas na região.

Mais informações sobre a atuação da quadrilha e de como foi realizada a operação serão divulgadas pela corporação em uma entrevista coletiva marcada para a manhã desta terça.

Operação Pertinaz

O nome da Operação Pertinaz é oriundo do latim, "obstinatus", que se refere àquele que se obstina, que persiste, que é teimoso.

Segundo a corporação, essa característica está diretamente ligada aos trabalhos de combate às organizações criminosas que atuam com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Tags

Autor