A Caixa Econômica Federal optou por adiar as provas do seu concurso apenas para os candidatos do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade no estado, enquanto manteve a data de avaliação prevista para o dia 26 de maio nas demais regiões do país.
A nova data específica para os 47 mil inscritos do Rio Grande do Sul ainda não foi divulgada.
De acordo com a instituição financeira, o adiamento exclusivo para um estado não compromete a isonomia dos candidatos, uma vez que competem entre si por polo, escolhido durante a inscrição, e não em âmbito nacional.
Caixa adia concurso
Mais de 1,2 milhão de candidatos de todo o território nacional se inscreveram no concurso da Caixa 2024, que disponibiliza mais de quatro mil vagas, incluindo cadastro de reserva.
Na semana passada, na quarta-feira, a Caixa já havia indicado a possibilidade de adiamento, porém estava em fase de avaliação da situação.
Isso ocorreu depois que a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) encaminhou um ofício ao banco solicitando o adiamento, argumentando que os residentes no Rio Grande do Sul "estavam impedidos de prosseguir com a preparação para a prova".
Concurso Caixa tudo que você precisa saber! Inscrições, remuneração e mais
MPF questiona adiamento do concurso da Caixa 2024
O Ministério Público Federal (MPF) questionou a decisão de adiar o concurso da Caixa apenas em municípios gaúchos.
Na sexta-feira (10/05), a entidade enviou um ofício ao banco solicitando justificativa sobre a medida.
O propósito do comunicado encaminhado à Caixa Econômica Federal foi investigar se a prorrogação do certame exclusivamente no Rio Grande do Sul afetará a isonomia entre os candidatos, considerando que os demais estados realizarão as avaliações normalmente no dia 26 de maio.
Diante de uma possível manutenção da data do concurso para as outras regiões do país, o Ministério Público solicita informações detalhadas sobre os termos do adiamento e as condições de participação dos candidatos, com o intuito de evitar prejuízos aos candidatos que realizariam a prova no Rio Grande do Sul.
Segundo o MPF, a Caixa tem 48 horas para responder ao ofício enviado na sexta-feira. Até o momento, contudo, não houve manifestação por parte do banco.
Abaixo-assinado pede adiamento do concurso da Caixa em todo o país
Os inscritos no concurso público da Caixa Econômica Federal estão organizando um abaixo-assinado para solicitar o adiamento das provas em todo o país, baseados na situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul.
O abaixo-assinado já conta com mais de 11 mil assinaturas. Os organizadores declaram que é uma questão de "justiça e equidade".
"Portanto, apelamos à sensibilidade das autoridades para adiar este concurso até que a situação seja normalizada e todos possam participar em condições iguais", diz o abaixo-assinado.
Com informações de Correio Braziliense