ataque

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e está em estado crítico

Governo classificou ataque como "tentativa de assassinato" e afirmou que a vida de Robert Fico está em perigo

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 15/05/2024 às 11:58
Notícia

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, foi baleado em um atentado nesta quarta-feira (15) e levado em estado grave a um hospital.

"Neste momento está sendo transferido de helicóptero a Banska Bystrica em um estado no qual sua vida está em perigo", indicou o governo em nota, classificando o ataque como "tentativa de assassinato".

Segundo o g1, o atentado ocorreu na saída de uma reunião de governo na cidade de Handlová, a 190 km da capital Bratislava.

Segundo testemunhas, quatro disparos foram ouvidos no local. Um dos tiros, segundo informou a rede de RV TA3, atingiu o abdômen de Fico.

Um suspeito de 71 anos foi preso no local.

O site de notícias eslovaco Aktualít informou que havia poucas pessoas esperando Fico na saída do evento, mas nenhuma delas vaiava ou gritava palavras de ordem contra ele.

Somente um homem protestava com um cartaz em mãos, mas ainda não há a confirmação de que ele seria o atirador.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Robert Fico é colocado em um carro por agentes de segurança após sofrer o atentado.

Quem é Robert Fico

Robert Fico foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023 na Eslováquia com uma plataforma pró-Putin, contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia. O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é socialmente conservador e crítico do liberalismo social.

Fico já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por esses casais.

Ele já expressou posições anti-imigração de muçulmanos para o país e é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos Estados Unidos na Europa Central.

Durante a pandemia, ele promoveu uma campanha de desinformação contra a Covid-19 e as vacinas, chegando a compará-las a armas biológicas.

Repúdio

Diversas autoridades internacionais condenaram o ataque contra Fico. A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputová, classificou o ataque como "brutal", e lhe desejou pronta recuperação.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, disse que a notícia é um "choque", e desejou recuperação rápida ao eslovaco.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou "fortemente o ataque".

Tags

Autor