O presidente Lula pode tirar mais um ministro do governo federal em breve, segundo Guilherme Amado, do Metrópoles. Desta vez, quem pode ser limado é Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.
O que se comenta é que Lula estaria insatisfeito com o trabalho de Macêdo à frente da pasta, que é responsável por coordenar e articular as relações políticas do governo federal junto à sociedade civil.
Embora tenha uma relação de proximidade com o presidente — a ponto de ter passado o ano novo com ele e a primeira-dama Janja —, o ministro já não vem sendo chamado para reuniões relevantes do governo.
Macêdo também já não estaria sendo tão procurado por Lula para tomada de decisões importantes.
A avaliação do presidente e de outros ministros é de que ele não vem fazendo um bom trabalho, sendo considerado aquém do que se espera de um governo do PT.
Nesta semana, vale lembrar, Lula demitiu o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, após inúmeras divergências no entendimento da gestão da petroleira.
Antes disso, Lula também tirou Paulo Pimenta da Secom e o enviou para comandar a Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. No lugar dele, assumiu o jornalista Laércio Portela, como interino.