Gestão de pessoas: veja 5 dicas diferenciadas que podem fazer de você uma liderança no trabalho
Confira essas posturas que vão lhe fazer um líder com capacidade de ser conectivo e de unir as pessoas em torno de uma causa comum
É provável que quando você pense na palavra “líder”, pelo menos uma pessoa ou personagem virá rapidamente à sua mente.
O que essas pessoas têm em comum e como elas fazem para serem admiradas e respeitadas? Como desenvolver esse espírito de liderança?
Este guia traz algumas algumas dicas inusitadas que podem ajudar você a mostrar para o mundo o líder nato que lhe habita.
Cinco dicas funcionais de como ser um grande líder:
1. ALTRUÍSMO
De acordo com com o dicionário online Dicio, uma das definições da palavra “altruísmo” é “Ausência de egoísmo; comportamento de quem tem em consideração o outro, de quem se preocupa com os demais.”
Em um mundo cada vez mais individualista e competitivo, fazer o outro saber que ele pode contar com você, vai estimular seus colegas a cooperarem com suas causas.
O esforço de enxergar os problemas do outro como se fossem seus, é uma das melhores formas de entender o lado do próximo e encontrar soluções para as adversidades.
Leia mais: Como organizar as tarefas do trabalho? Veja como aumentar a produtividade
2. SINCERIDADE E TRANSPARÊNCIA
A sinceridade é geralmente um excelente caminho para estabelecer relações. Fazer elogios sinceros, quando gostar de algo e pontuações humanizadas quando algo não estiver nos trilhos vão valorizar sua imagem.
Seja respeitoso e não tenha medo de se posicionar.
Reflita: para você vale mais um elogio de alguém que lhe faz críticas respeitosas, ou de alguém que somente lhe bajula?
Ler também: Como fazer um balanço de carreira para 2024? Experimente suas emoções!
3. ESCUTATÓRIA
Escutatória é a arte de saber ouvir. Antes de julgar o baixo rendimento de um colega, procure entender o que está se passando e quais os motivos para tal.
Muitas vezes é na conversa que conseguimos achar o caminho ideal para lidar com situações adversas e que muitas vezes passam despercebidas.
Parafraseando o autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Dale Carnegie, “Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós.”
Por isso, se preocupe em falar menos e escutar mais.
4. TREINAMENTO
Investir em cursos e treinamentos que podem ser úteis aos seus colegas de trabalho são uma boa forma de elevar a produtividade e inserir novas dinâmicas na rotina.
Unindo esse ponto ao tópico anterior, fazer uma enquete perguntando o que os outros funcionários gostariam de aprender seria um bom modo de entender e atender a essas demandas.
Leia também: Plano de carreira: O que é e como construir um?
5. ENGAJAMENTO
Ninguém gosta de quem só dá ordens, né? Muito menos de quem manda muito, mas pouco faz. Um líder engajado é capaz de fazer os outros se engajarem junto.
Afinal, é aquele velho ditado, a gente colhe o que planta.
Esperamos que essas dicas lhe inspirem a ser um líder altruísta e cativante! Desejamos sucesso na sua jornada!