PIS PASEP 2024

PIS 2024: saiba quem não recebe o abono em junho

O PIS/Pasep 2024 apresenta alguns critérios

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 16/05/2024 às 9:18
Notícia

O PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) vai ser pago para quem nasceu em julho e agosto no dia 17 de junho. O valor corresponde até um salário mínimo (R$ 1.412).

Nesta matéria, veja como receber o abono salarial e descubra se você tem direito de recebê-lo.

Depósito do PIS/Pasep

O depósito do PIS, destinado aos trabalhadores vinculados ao Programa de Integração Social, é realizado pela Caixa Econômica Federal.

A instituição bancária realiza o crédito diretamente na conta corrente ou poupança dos clientes do banco. Para aqueles que não possuem conta na Caixa, o valor é depositado em uma conta digital.

Os beneficiários que já são correntistas da Caixa podem utilizar o cartão da conta, o internet banking ou o aplicativo do banco para movimentar os valores depositados.

Já o Abono Salarial/Pasep é disponibilizado aos servidores públicos e trabalhadores de empresas estatais pelo Banco do Brasil.

Os servidores que têm direito ao Pasep devem verificar se o depósito foi realizado em sua conta.

Eles podem optar por transferir os valores para contas de mesma titularidade em outras instituições financeiras, realizar a operação nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep.

Além disso, é possível efetuar o saque diretamente nos caixas das agências do Banco do Brasil.

Caso o depósito não tenha sido realizado, o beneficiário deve dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone 0800-729 00 01.

Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2024

  • Nascidos em julho – 17 de junho
  • Nascidos em agosto – 17 de junho
  • Nascidos em setembro – 15 de julho
  • Nascidos em outubro – 15 de julho
  • Nascidos em novembro – 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro – 15 de agosto

Quem não recebe o PIS 2024 em junho?

Os empregados domésticos, os trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física, assim como os trabalhadores empregados por pessoa física, estão entre aqueles que não têm direito ao pagamento do abono salarial.

Quem tem direito ao PIS 2024?

  • Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • Ter recebido até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

 

 

Tags

Autor