Concurso INSS 2024: inscrição tem data divulgada? Veja o que se sabe sobre edital, vagas e salários
Confira detalhes do concurso do INSS 2024
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já encaminhou uma solicitação para a realização de um novo concurso do INSS destinado ao quadro de peritos médicos. O pedido foi enviado ao Ministério da Economia (MGI).
Conforme estipulado na portaria conjunta entre o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério da Previdência Social (MPS), referente ao Parecer Técnico de Análise da Perícia Conectada (estabelecida em portaria divulgada em outubro de 2023), o pedido de edital visa ao provimento de 1.574 vagas.
Concurso INSS 2024: inscrição tem data para começar?
Embora o pedido para o concurso do INSS 2024 tenha sido encaminhado, ainda não há informações sobre quando a autorização poderá ser concedida pelo MGI.
No entanto, a ministra Esther Dweck já confirmou a realização do concurso para 2024. A expectativa, até o momento, é de que o edital seja publicado até junho de 2024.
Vale ressaltar que o edital deverá apresentar novidades, como cláusulas que exigirão que o candidato aprovado permaneça na região de lotação por, no mínimo, dez anos.
Atualmente, a carreira de perito registra um alto déficit no quadro funcional. Segundo informações divulgadas na Comissão do Senado, o quadro chegou a contar com 4.500 peritos, mas, atualmente, opera com apenas 2.900 servidores.
A carreira de perito médico federal está vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e requer como requisito o nível superior em Medicina, além do registro regular no Conselho Regional de Medicina.
O vencimento inicial atual da carreira é de R$ 16.533,99, considerando o salário inicial da jornada de 40 horas, acrescido do reajuste governamental, do auxílio alimentação no valor de R$658 e da Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, equivalente a 100 pontos.
Além das vagas para peritos, o Conselho Nacional da Previdência Social também propôs a realização de novos concursos para analistas e técnicos.
Em 2023, o INSS solicitou um pedido de 7.655 vagas para os níveis médio e superior.