Qual o melhor horário para trabalhar? Estudo de Oxford tem palpite
Além da pesquisa realizada pela Universidade, vamos te mostrar como adaptar seu turno baseado no seu ritmo próprio
O horário de trabalho é um fator crucial que pode determinar a produtividade, ou a falta dela para determinados indivíduos.
Cada pessoa tem seu horário biológico e, a partir dele, podemos entender melhor qual seria o momento mais produtivo do dia. Apesar desse fator que varia de acordo com os organismos, há estudos que investigam o assunto.
De acordo com estudo divulgado pela Universidade de Oxford, o horário ideal para iniciar o expediente é às 10h da manhã.
Pensando no funcionamento do mercado, é bem provável que a maioria das pessoas não consiga um emprego que permita iniciar uma jornada de trabalho no horário tido como ideal pela pesquisa de Oxford.
Leia mais: Confira as 5 profissões em alta, de acordo com lista do LinkedIn
QUAL O HORÁRIO DE TRABALHO IDEAL PARA MIM?
Caso você seja uma pessoa matutina e tenha mais facilidade para trabalhar nos primeiros horários do dia, uma das principais vantagens de trabalhar logo cedo é que você tem a sensação de que os dias são mais longos. Com isso, sobra mais tempo livre para realizar outras atividades.
Se você é mais produtivo no horário da tarde, você é considerada uma pessoa vespertina. Essa condição permite que alguns possam estender um pouco mais o sono pela manhã, o que possibilita mais tempo para descansar. Fazer uma atividade física antes do trabalho, também funciona bem para os níveis de produtividade.
Leia também: Veja 4 dicas para se comunicar melhor dentro e fora do ambiente de trabalho
Agora, se você for um indivíduo noturno, um dos pontos que pode ser levado em consideração é que alguns empregos costumam pagar melhor para os contratados de horários não comerciais. Isso acontece porque a demanda por esses profissionais é maior, visto que a maioria prefere trabalhar pela manhã ou à tarde.
Se você já é alguém familiarizado com a noite e se sente mais produtivo nesse horário, trabalhar nesse turno seria uma questão de juntar o útil ao agradável.