Como tirar o PIS pela primeira vez? Veja passo a passo
O sistema é administrado pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho.
O PIS (Programa de Integração Social) é um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores brasileiros, proporcionando acesso a diversos direitos trabalhistas.
Se você nunca tirou o PIS antes e está em busca de orientações sobre como proceder, vamos esclarecer o passo a passo para realização.
O que é o PIS e quem tem direito?-
O Programa de Integração Social (PIS) visa oferecer benefícios aos trabalhadores do setor privado, tais como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), verbas de rescisão de trabalho, aposentadoria, entre outros.
Sendo um programa do Governo Federal que tem como objetivo integrar o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O benefício é concedido aos trabalhadores que atendem a determinados critérios, tais como:
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
- Ter recebido em média até dois salários mínimos mensais no ano-base;
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter seus dados devidamente informados pela empresa empregadora na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O PIS integra o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e é administrado pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho. Assim, cada trabalhador tem direito ao PIS e recebe um número de identificação que possibilita o acesso a esses benefícios.
Como tirar o PIS pela primeira vez?
Atualmente, o método mais comum para obter o número do PIS pela primeira vez é através da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
É importante destacar que a emissão das carteiras de trabalho é realizada digitalmente atualmente, embora a versão física ainda seja reconhecida.
Como consultar o PIS?
Para verificar o cadastro, o trabalhador deve acessar a CTPS digital e selecionar a opção “Benefícios”. Em seguida, é necessário clicar em “Consultar” na seção “Abono Salarial” para visualizar o número do PIS, que será listado como “NIT”.
Além disso, é possível fazer a consulta através dos aplicativos oficiais do FGTS, Meu INSS, Aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Todos esses aplicativos são compatíveis com os sistemas iOS e Android.