CONCURSO DA CAIXA

Concurso da Caixa: candidatos tem até este domingo (19) para mudar local de prova

Mais de 1,2 milhão de candidatos de todo o território nacional se inscreveram no concurso da Caixa 2024, que disponibiliza mais de quatro mil vagas, incluindo cadastro de reserva

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 19/05/2024 às 10:13

A Caixa Econômica Federal decidiu manter o adiamento das provas do seu concurso apenas para os candidatos do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade no estado, enquanto manteve a data de avaliação prevista para o dia 26 de maio nas demais regiões do país.

A nova data específica para os 47 mil inscritos do Rio Grande do Sul ainda não foi divulgada.

Segundo a instituição financeira, o adiamento exclusivo para um estado não compromete a isonomia dos candidatos, uma vez que competem entre si por polo, escolhido durante a inscrição, e não em âmbito nacional.

Candidatos tem até este domingo (19) para solicitar mudança de local de prova

Os candidatos inscritos e residentes no Rio Grande do Sul que optaram por realizar a prova em outros estados, assim como candidatos de outros estados que escolheram fazer a prova no Rio Grande do Sul, terão a opção de manter sua escolha de polo e data de prova, desde que possam realizá-la.

Outra alternativa é solicitar a mudança do local de prova. Por outro lado, os candidatos que desejarem desistir do certame podem solicitar o cancelamento da inscrição e, consequentemente, a devolução do valor pago.

Na quinta-feira, 16, a Caixa divulgou orientações específicas para os candidatos do sul. 

Os candidatos devem efetuar as solicitações (alteração, cancelamento ou manutenção) através do site da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, no período entre os dias 16 e 19 de maio.

Para esclarecimento de dúvidas, os candidatos podem contatar os canais de comunicação da Fundação Cesgranrio, por meio da central de atendimento no número 0800 701 2028, disponível das 9h às 17h (horário de Brasília), ou enviar um e-mail para [email protected].

Concurso Caixa tudo que você precisa saber! Inscrições, remuneração e mais

MPF arquiva questionamento de adiamento do concurso da Caixa 2024

As declarações do Ministério Público Federal (MPF) em relação aos esclarecimentos sobre o adiamento das provas do concurso Caixa Econômica Federal foram arquivadas.

A medida foi tomada após a própria Caixa responder às indagações do MPF. Este último considerou insuficiente o adiamento das provas apenas no Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério, a igualdade de condições na competição pode estar ameaçada, já que parte dos candidatos gaúchos enfrentaria prejuízos devido ao atual estado de calamidade pública no estado.

Contudo, a Caixa esclareceu que a competitividade não será afetada, uma vez que os concorrentes disputam por polos e não de forma nacional.

Além disso, conforme o banco, outras medidas para garantir a equidade já foram adotadas, como a possibilidade de alterar o local de realização da prova ou solicitar o reembolso do valor da inscrição.

Abaixo-assinado pede adiamento do concurso da Caixa em todo o país

Os inscritos no concurso público da Caixa Econômica Federal estão organizando um abaixo-assinado para solicitar o adiamento das provas em todo o país, baseados na situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul.

O abaixo-assinado já conta com mais de 11 mil assinaturas. Os organizadores declaram que é uma questão de "justiça e equidade".

"Portanto, apelamos à sensibilidade das autoridades para adiar este concurso até que a situação seja normalizada e todos possam participar em condições iguais", diz o abaixo-assinado.

Tags

Autor