chuvas no RS

Eduardo Leite fala sobre adiamento das eleições 2024 no RS: 'Debate pertinente'

Eduardo Leite considera que será necessário discutir a possibilidade de adiar as eleições municipais no Rio Grande do Sul, decorrente da reconstrução do estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/05/2024 às 9:44 | Atualizado em 20/05/2024 às 10:26
Notícia

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre a possibilidade de que as eleições municipais no estado fossem adiadas. Segundo o político, levará meses para a normalidade voltar ao RS.

Com o entendimento de que diversos bairros e trechos de cidades precisarão ser reconstruídos em outras localidades, o governador considera necessário iniciar um debate sobre um possível adiamento das eleições no Rio Grande do Sul.

ELEIÇÕES NO RS APÓS TRAGÉDIA

Segundo Leite, "trocas de governos municipais podem atrapalhar o processo de reconstrução" do estado e o debate eleitoral poderia dificultar os trâmites de recuperação das cidades. 

Questionado sobre a possibilidade de adiamento das eleições municipais de 2024, que ocorrem em outubro. Eduardo Leite afirmou ao Globo que "ainda é um pouco cedo" para definir tais questões, mas a discussão sobre esse tema não poderá ser adiada por muito tempo. 

Sobre a definição de um nome para apoiar nas eleições municipais de Porto Alegre, Leite declarou que essa decisão "está abaixo de outras prioridades" neste momento de reconstrução do estado. 

Além dos debates eleitorais, também existe uma discussão sobre a estrutura das cidades para realizar um processo de eleição durante a reconstrução da cidade. A Prefeitura de Canoas já apontou que deve levar dois meses para que o nível da água deixe de impactar a cidade. 

Na entrevista, o governador pontou que ainda existe projeção de chuvas fortes nesta semana para o estado, o que pode dificultar a diminuição das inundações nas cidades gaúchas.

VEJA TAMBÉM: Água recua e cenário de destroços começa a aparecer em Porto Alegre

Tags

Autor