orientação

PL de Bolsonaro proíbe filiados de apoiarem candidatos de outros partidos

Partido Liberal quer impedir até acenos velados a pré-candidaturas municipais em 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/05/2024 às 9:27
Notícia

O Partido Liberal proibiu seus filiados de prestarem apoio a pré-candidatos de outros partidos nas Eleições 2024. A decisão foi comunicada por meio de um ofício distribuído entre os parlamentares, assinado pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

O dirigente afirma, no documento, que os filiados poderão responder a processo ético-disciplinar em caso de descumprimento da norma. O documento não explicita nomes de partidos que deverão ser evitados, mantendo a recomendação em um campo geral de proibição.

O texto foi compartilhado entre os membros do partido no dia 8 de maio e diz que o partido identificou "diversas mensagens de apoio sendo gravadas em prol a candidatos de outras agremiações partidárias, o que acaba por gerar desinformação junto ao eleitorado local, além de prejudicar os pré-candidatos do Partido Liberal".

Sem acenos velados

Segundo o Estadão, fontes do partido de Bolsonaro informaram que o PL quer impedir apoios de qualquer natureza a outras siglas, inclusive acenos velados.

"Diante do exposto, a Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal, recomenda e orienta seus senadores, deputados federais e deputados estaduais a observarem as manifestações de apoiamento gravadas por V.Exas., evitando assim que sejam levadas a efeito mensagens de apoio a candidatos de outros partidos políticos, priorizando exclusivamente que tais mensagens sejam destinadas apenas aos pré-candidatos do Partido Liberal nas eleições municipais de 2024", diz o ofício assinado por Valdemar.

A bancada do PL na Câmara é recordista no número de pré-candidatos nas eleições deste ano. Dos 96 deputados do PL, 23 afirmaram que são pré-candidatos a algum Executivo municipal.

Veja mais: Bolsonaro recebe alta após 12 dias internado

Tags

Autor