passe livre

PF investiga suspeito de fazer prova do Enem no lugar do irmão

Suspeito jogou celular pela janela do banheiro ao notar a chegada dos policiais, que apreenderam o telefone

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 21/05/2024 às 9:59
Notícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a terceira fase da Operação Passe Livre, que visa combater fraudes no Enem. O alvo do mandado de busca é um homem suspeito de fazer a prova no lugar do irmão, na edição de 2022 do exame.

O acusado foi identificado como André Ataíde e já vinha sendo investigado desde a primeira etapa da operação, deflagrada no início do ano na cidade de Marabá. Ele é acusado de ter feito o exame no lugar de outras pessoas e ter conseguido aprovações irregulares.

André agora é acusado de ter feito a prova no lugar do seu irmão, aprovado de forma ilegítima no curso de Engenharia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

LEIA TAMBÉM: Inscrição para Enem terá calendário diferenciado no Rio Grande do Sul

Operação Passe Livre III

Nesta terça-feira, ao perceber a chegada do efetivo da polícia em sua casa, André jogou um telefone celular pela janela do banheiro. O dispositivo foi apreendido pela PF.

"O aparelho será analisado para esclarecer o caso e verificar se há outras fraudes semelhantes. As investigações seguem em andamento", informou um comunicado da corporação.

Na segunda fase da operação, realizada no mês de março deste ano, André Ataíde chegou a ser preso preventivamente, mas conseguiu liberdade provisória posteriormente.

Confirmadas as acusações, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena.

Tags

Autor