GREVE METRÔ SP

Haverá greve do metrô em SP hoje (22/05)? Veja a situação do metrô de SP agora

Categoria exigi aumento salarial, elaboração de um plano de carreira, reajuste de benefícios, reintegração de funcionários demitidos, além de novas contratações e a realização de novos concursos públicos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 22/05/2024 às 3:29

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo anunciou, em 14 de maio, que a categoria aprovou um indicativo de greve para esta quarta-feira (22), com uma assembleia marcada para a terça-feira (21) para coordenar a paralisação.

A Seção de Dissídios Coletivos (SDC) da Justiça do Trabalho da 2ª Região determinou que os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) mantivessem 100% do efetivo em horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 50% nos demais períodos em caso de greve.

Porém, a audiência de tentativa de conciliação agendada para a tarde de ontem resultou no adiamento da greve do metrô de São Paulo, entenda mais adiante.

HAVERÁ GREVE DE METRÔ EM SP HOJE (22/05)?

Após a reunião, a greve no Metrô de São Paulo, que estava marcada para esta quarta-feira (22/05), foi adiada. A paralisação seria um protesto da categoria contra a proposta de reajustes do Metrô.

O recuo da categoria ocorre após uma carta apresentada pelo Metrô atender parcialmente às reivindicações dos trabalhadores.

Na tarde da terça-feira, o sindicato e o governo do estado realizaram uma reunião de conciliação na Justiça do Trabalho.

ASSEMBLÉIA DOS METROVIÁRIOS DECIDE POR ADIAR A GREVE

O sindicato dos trabalhadores do Metrô decidiu adiar a greve, e consideraram a possibilidade de uma nova greve do metrô de SP no dia 6 de junho.

Os servidores decidiram realizar uma nova assembleia dos metroviários no dia 5 de junho para discutir a possibilidade de uma greve, caso as negociações não avancem.

Os metroviários estão reivindicando um aumento salarial acima da inflação, reajuste nos vales refeição e alimentação, a recontratação de funcionários demitidos na última greve e a realização de concursos públicos para ampliar o quadro da empresa.

Em uma proposta inicial, o Metrô ofereceu um aumento de 2,77% (equivalente à inflação medida pelo IPC-Fipe), que foi recusado pelos trabalhadores.

SITUAÇÃO DA LINHAS DO METRÔ DE SP AGORA

Com o cancelamento da greve do metrô em SP para esta semana, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo devem funcionar normalmente nesta quarta-feira, 22 de maio.

Tags

Autor