herdeiros

Olavo de Carvalho excluiu filha esquerdista de testamento; veja patrimônio

Escritor bolsonarista morto em 2022 deixou bens para outros filhos, esposa e um irmão

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 22/05/2024 às 9:51
Notícia

O testamento de Olavo de Carvalho foi revelado pela coluna de Ancelmo Góis, do jornal O Globo, nesta quarta-feira (22). Entre os itens deixados pelo escritor para sua esposa e filhos estão casas localizadas nos Estados Unidos e direitos autorais de suas obras literárias.

Chamou a atenção o fato de Olavo de Carvalho não ter deixado bens para sua filha Heloísa de Carvalho, que ficou conhecida por ser de esquerda e ter posicionamento contrário ao do pai, considerado o grande guru do bolsonarismo.

Heloísa chegou a ser filiada ao Partido dos Trabalhadores e se tornou desafeto público do pai desde 2017. O escritor morreu em 2022.

Em vida, Olavo prestou queixa-crime contra a filha acusando-a de integrar uma organização criminosa apoiada por esquerdistas para destruir sua reputação. O caso foi arquivado.

Patrimônio

Olavo de Carvalho deixou em seu testamento duas residências adquiridas nos Estados Unidos, sendo uma na cidade de Petersburg e outra na cidade de North Dinwiddie, ambas no estado da Virginia.

O escritor também deixou para seus parentes o acesso aos pagamento dos direitos autorais referentes a suas obras literárias.

O testamento é datado de 5 de fevereiro de 2018 — antes da eleição de Bolsonaro como presidente da República —, e foi assinado no estado da Virgínia.

"Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, residente na Cidade de North Dinwiddie, Condado de Dinwiddie, Estado da Virgínia, estando em pleno uso de minhas faculdades mentais, não agindo sob coação ou influência indevida, e compreendendo plenamente a natureza e a extensão de todos os meus bens e desta disposição dos mesmos, faço, publico e declaro este documento como meu Último Testamento e revogo qualquer outro testamento e codicilos anteriormente feitos por mim", diz o início do documento, em inglês.

Testamento contempla mulheres e outros filhos

Olavo de Carvalho deixou as duas residências nos Estados Unidos para a esposa, Roxane de Carvalho, com quem mantinha união estável há quase 20 anos. Ela também terá acesso a 30% dos direitos autorais sobre as obras dele.

Dois filhos de Olavo com Roxane, Leilah e Pedro Luiz de Carvalho, terão direito a 20%, cada, sobre os direitos das produções intelectuais dele.

A porcentagem desses repasses é maior do que a que será destinada a outros filhos do escritor. Ao todo, ele teve oito filhos. Os demais herdeiros terão direito a receber, respectivamente:

  • Maria Inês (0,5%);
  • Luiz (0,3%);
  • Davi (0,3%);
  • Tales (0,3%);
  • Percival (0,3%).

Outros 0,3% dos direitos autorais serão destinados a Luiz Paulo de Carvalho, irmão de Olavo.

Tags

Autor