locomoção

Vale-Transporte: 3 dúvidas comuns sobre o benefício

O que a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) diz sobre esse auxílio? Confira as respostas de algumas questões que provavelmente você já se perguntou

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 25/05/2024 às 10:35
Notícia

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê alguns auxílios aos trabalhadores que devem ser obrigatoriamente providos pela empresa contratante.

O Vale-Transporte é o único benefício de locomoção estabelecido pela constituição. Mas nem todos têm direito a recebê-lo. Apenas os funcionários que vão e voltam do trabalho utilizando transporte público são abrangidos pela lei.

Você tem dúvidas a respeito do VT? Este artigo deve te ajudar a saná-las. Confira abaixo 3 dúvidas comuns sobre o Vale-Transporte.

Leia também: Ônibus elétrico: transporte público do Grande Recife não terá ônibus elétricos nem menos poluentes financiados pelo Novo PAC

1.COMO DEVE SER FEITO O CÁLCULO DO VALE-TRANSPORTE?

O cálculo é feito sob a circunstância de cobrir todo o gasto do colaborador para ir e voltar do trabalho.

Então, se ele precisa pegar 2 passagens de metrô para ir e 4 de ônibus para ir e voltar, a empresa deverá arcar com todo esse custo.

2.A EMPRESA PODE DESCONTAR UM VALOR DO MEU SALÁRIO PARA FORNECER O VT?

Sim. Pela lei, as firmas podem descontar no máximo até 6% da folha do funcionário em prol do benefício.

O colaborador pode até abrir mão do benefício para não receber desconto no salário, mas para a maioria que utiliza o transporte público, abdicar do VT não vale à pena.

Leia também: Prefeitura do Recife abre seleção para 37 vagas; salários de até R$3.500

3.TENHO DIREITO A VALE-COMBUSTÍVEL?

Pela lei, as empresas não são obrigadas a conceder o Vale-Combustível aos seus funcionários.

Infelizmente, os colaboradores que vão e voltam de carro ou de moto, vão ter que pagar seu transporte por conta própria.

Para as firmas, a vantagem de fornecer este auxílio é manter seus melhores talentos e funcionários na equipe, além de elevar a motivação e comprometimento deles.

Leia também: Uber vai virar CLT? Entenda o que muda para motoristas de app com projeto de Lula

Tags

Autor