pesquisa

PoderData: pela primeira vez, Lula tem avaliação negativa maior que a positiva no terceiro mandato

Pesquisa mostrou que 47% reprovam o governo Lula, enquanto 45% aprovam. Veja os números.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/05/2024 às 12:21
Notícia

Uma pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta quarta-feira (29) mostrou que o presidente Lula (PT) foi desaprovado por 47% dos entrevistados e aprovado por 45% deles. Outros 8% não souberam responder.

Essa foi a primeira vez neste terceiro mandato que o petista teve avaliação negativa maior do que positiva dentro do registro histórico do instituto, que começou em janeiro de 2023.

Embora a desaprovação esteja ligeiramente à frente entre os eleitores, os números acabam empatando dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio de 2024 por meio de 2.500 entrevistas por telefone. Foram entrevistados eleitores de 211 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%.

Comparação histórica

Em relação à pesquisa anterior, de março de 2024, a aprovação caiu dois pontos percentuais e a desaprovação subiu o mesmo valor, invertendo o desempenho de Lula.

Os atuais 45% também foram o menor índice alcançado pelo presidente dentro do registro histórico da PoderData. Da mesma forma, os 47% de reprovação também foram o maior resultado dele no período.

LEIA MAIS: Governo Lula planeja show com grandes artistas para arrecadar dinheiro para o Rio Grande do Sul

A diferença de dois pontos entre as duas classificações é a menor do período, mas essa margem já havia sido alcançada em dezembro de 2023, quando 44% reprovavam Lula e 46% aprovavam.

A maior distância entre os índices ocorreu na primeira pesquisa, no início do terceiro mandato, quando a aprovação era 13% superior à rejeição.

Em comparação com o primeiro resultado da pesquisa, de janeiro do ano passado, a aprovação de Lula caiu sete pontos (de 52% para 45%). A desaprovação cresceu pouco menos, seis pontos (de 39% para 47%).

Veja mais conteúdo: Lei do DPVAT é APROVADA pelo Presidente Lula

Tags

Autor