Fitness

Hipertrofia: nutricionista revela 8 melhores vitaminas para ganhar massa

O ganho de massa muscular pode ser um desafio para muitas pessoas. Veja vitaminas recomendadas por nutricionista para quem está nesse processo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Letícia Menezes

Publicado em 30/05/2024 às 21:24
Notícia

A busca pela hipertrofia muscular é um objetivo comum entre aqueles que frequentam academias e praticam atividades físicas intensas.

Mas o que exatamente é hipertrofia? Em termos simples, é o aumento do tamanho das células musculares como resultado do treinamento de resistência.

Esse processo é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento muscular, contribuindo para a definição e o aumento da massa magra. Veja mais detalhes abaixo. 

O que é hipertrofia?

Reprodução/Pexels

Exercícios; stiff - Reprodução/Pexels

A hipertrofia é um processo fisiológico no qual as células musculares aumentam de tamanho em resposta ao estresse mecânico causado pelo exercício físico.

Quando os músculos são submetidos a repetidos períodos de contração contra resistência, como levantamento de peso, ocorrem microlesões nas fibras musculares.

Como resposta a essas lesões, o corpo inicia um processo de reparo e crescimento, resultando na hipertrofia muscular.

8 melhores vitaminas para ganhar massa magra

Recentemente, a renomada nutricionista Jéssica Rodrigues, em entrevista ao portal Sport Life, destacou a importância de diversas vitaminas para quem busca aumentar sua massa muscular. Confira:

  • Tiamina (B1): grãos integrais, carne de porco, feijões e sementes.
  • Riboflavina (B2): laticínios, ovos, carne magra e vegetais de folhas verdes.
  • Niacina (B3): carne de aves, peixe, amendoim e grãos integrais.
  • Ácido pantotênico (B5): abacate, cogumelos, carne bovina e aves.
  • Piridoxina (B6): carne de frango, peixe, bananas e batatas.
  • Biotina (B7): ovos, nozes, legumes e grãos integrais.
  • Ácido fólico (B9): vegetais de folhas verdes, legumes, frutas cítricas e feijões.
  • Cianocobalamina (B12): carne, peixe, laticínios e alimentos fortificados.Tiamina (B1).

Essas vitaminas desempenham papéis essenciais no metabolismo energético, na síntese de proteínas e no funcionamento adequado do sistema nervoso central, sendo cruciais para quem busca otimizar os resultados do treinamento de hipertrofia.

VEJA TAMBÉM:

Qual a importância das vitaminas do complexo B para quem quer hipertrofiar?

As vitaminas do complexo B desempenham múltiplos papéis no processo de hipertrofia muscular.

Em primeiro lugar, elas são essenciais para o metabolismo energético, convertendo os nutrientes dos alimentos em energia utilizável pelo corpo durante o exercício físico intenso.

Além disso, as vitaminas B são fundamentais para a síntese de proteínas, que é o processo pelo qual as células musculares se recuperam e crescem após o treinamento de resistência.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor