greve

Greve de Ônibus em SP: motoristas aprovam paralisação; veja quando começa

Greve de ônibus em São Paulo é aprovada pelos motoristas e demais funcionários da classe

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 04/06/2024 às 10:50
Notícia

Na segunda-feira (03), os motoristas de ônibus, cobradores e técnicos de manutenção da cidade de São Paulo decidiu iniciar uma greve.

A ação deve afetar todas as linhas de ônibus no município.

MOTIVO DA GREVE

A paralisação do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRU-SP) reivindica:

  • Reajuste inflacionário de 3,69%
  • Aumento real de 5%
  • Reposição das perdas salariais de 2,46% decorrentes da pandemia, segundo os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O SMTTRU-SP informou que está disposto a receber uma nova proposta salarial das empresas até a próxima quinta-feira (6). Caso não ocorra, a greve deve ser iniciada na sexta-feira (07). 

Segundo o sindicato, as negociações começaram há 45 dias e não avançaram.

REAÇÕES

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) afirmou em nota que as negociações com o sindicato dos trabalhadores continuam em andamento e não foram concluídas. 

O grupo de empregadores considerou ser inoportuna qualquer decisão sobre a paralisação do transporte de passageiros, por ser um serviço essencial e estratégico que pode causar sérios prejuízos à mobilidade dos paulistanos.

A Prefeitura de São Paulo também se manifestou, ao defender o direito à manifestação democrática, desde que a legislação seja cumprida, incluindo o aviso prévio de 72 horas antes da paralisação e a manutenção de uma frota mínima nos horários de pico.

A administração municipal destacou a necessidade de garantir o atendimento aos sete milhões de passageiros de ônibus para não serem prejudicados e informou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) estará de prontidão para eventuais ocorrências.

Tags

Autor