morte

O que é peeling de fenol? Entenda procedimento feito por homem antes de morrer

Antes de morrer, Henrique da Silva Chagas afirmou que procedimento estético 'doeu demais' e ficou sem respirar

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/06/2024 às 9:52 | Atualizado em 04/06/2024 às 9:53
Notícia

Um homem de 27 anos morreu na última segunda-feira (3) após passar por um procedimento estético conhecido como "peeling de fenol", que provoca uma reação que descama a pele com o objetivo de reduzir manchas, marcas de idade e texturas.

A vítima foi identificada como Henrique da Silva Chagas. Ele realizou o procedimento na clínica Studio Natalia Becker, em Campo Belo, na zona Sul de São Paulo. A proprietária é uma profissional de estética e influenciadora que tem mais de 200 mil seguidores nas redes sociais.

O caso foi registrado como "morte suspeita", e a Polícia Civil está investigando o caso como homicídio culposo.

O que é o peeling de fenol

O peeling é uma técnica de clareamento da pele que consiste em promover a renovação celular dos tecidos epiteliais, muito utilizada com o objetivo de rejuvenescer e atenuar marcas de expressão causadas pela idade.

Uma das formas de realizar esse procedimento é utilizando o fenol, um composto orgânico mais ácido que o álcool e que provoca uma reação inflamatória na pele. Essa inflação causa uma descamação mais agressiva do tecido, prometendo resultados superiores aos convencionais.

Reprodução/TikTok
Imagem de partes do vídeo no TikTok que se tornou viral com os efeitos da aplicação do peeling - Reprodução/TikTok

Imagens do procedimento circulam pelas redes sociais há bastante tempo, e mostram rostos com marcas que parecem queimaduras no decorrer do tratamento.

Em geral, os rostos dos pacientes ficam irreconhecíveis por cerca de um mês, com a aparência de que a pele estaria "se soltando do rosto", até que o tratamento seja concluído e a fisionomia do paciente volte ao normal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o peeling de fenol só deve ser utlizado para tratar rugas, e apenas médicos têm autorização para realizar o procedimento, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Leia também: Veja riscos, resultado a longo prazo e como funciona o peeling de fenol, técnica que 'troca a pele'

"Doeu demais"

Henrique deu entrada na clínica na manhã de ontem, e começou o procedimento por volta das 10h, com uma limpeza de pele. Duas horas depois, ocorreu a aplicação do fenol no rosto dele.

A dona da clínica, Natalia Becker, teria dito ao marido de Henrique que o procedimento havia corrido conforme o esperado e que ele estava bem.

Pouco tempo depois, a vítima teria apertado a mão do marido e começou a respirar forte pela boca. Ele disse que o procedimento "doeu demais".

Henrique chegou a desmaiar e seu companheiro pediu socorro às funcionárias da clínica. Uma equipe do Samu chegou ao local e tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu.

A responsável pela clínica estava presente e informou que havia realizado um procedimento de “peeling facial”, com aplicação de Alivium 500 mg, e que a vítima teve dificuldade para respirar e pediu ajuda. O marido disse que não foi feito nenhum teste prévio de alergia.

Quem é Natália Becker

A profissional de estética e influenciadora Natália Becker, responsável pela clínica onde Henrique morreu, se apresenta como "especialista em peeling de fenol" e no tratamento de melasma.

No site da clínica, ela afirma que tem três estúdios, uma unidade Rio de Janeiro e uma em Goiânia, além da em São Paulo. Ela desativou o perfil nas redes sociais após a morte de Henrique.

Com informações do Metrópoles e do g1

Tags

Autor